segunda-feira, 5 de novembro de 2007

O fórum enquanto ferramenta de avaliação em AVA's

Outro assunto que não pode deixar de ser discutido nesse espaço é a importância dos fóruns como instrumento de avaliação na EaD. Seja em uma AVA ou livremente pela internet, o fórum é, depois do e-mail, o recurso bastante para discussão. Utilizado em ambientes virtuais de aprendizagem, o mesmo permite a discussão, simulando uma conversa presencial, onde cada comentário vai se aninhando aos demais, possibilitando uma conversa coletiva, um elo de pensamento, em que cada fio da rede é tecido por diversas mãos.

De fácil utilização, a maioria dos AVA’s gratuitos ou comercializados possuem esse recurso e permitem que a avaliação possam também acontecer a partir dessa ferramenta de discussão.

Ainda sobre o assunto, o artigo “O FÓRUM EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO COLABORATIVO”, escrito por Gerson Pastre de Oliveira, relata a experiência de trabalho que discute exatamente sobre o uso do fórum como ferramenta que propicia discussões colaborativas.

Leia o artigo na íntegra: http://www.pucsp.br/tead/n2/pdf/artigo3.pdf

Relacionado ainda a esse assunto, o artigo "O uso de fórum num espaço híbrido de aprendizagem", escrito em abril desse ano, propicia uma reflexão acerca dos processos de avaliação e acompanhamento da interação em fórum on-line, através dessa ferramenta. Clique aqui para ler o texto na íntegra.

15 comentários:

Alisandra C. Fernandes disse...

"Momento de Reflexão"

Gostaria que juntos podessemos analisar os pontos abaixo mencionados. Acredito que dessa maneira iremos construir algumas diretrizes para avaliar melhor essa ferramenta.

1) Comparar o CHAT com as outras ferramentas: Quais são as diferenças com outras ferramentas como fóruns, wikis, listas...?


2) Desenvolver as principais importâncias do chat: quais são suas vantagens? Quais os aspectos podem ser explorados?

3) Refletir sobre os problemas: Como criar introduzir um tema? Como um Chat pode ser melhor planejado: entrevista ou auto-dirigido?


4) Pesquisar os casos e soluções: Em quais universidades ou instituições de ensino o chat foi utilizado com sucesso? Quais principais problemas enfrentados?

5) Sugerir formas de uso: Quais tecnologias podem ser aplicadas conjuntamente?

Aguardo sua resposta lá no meu blog
http://eadalisandra.blogspot.com/
Alisandra

Anônimo disse...

Simone,
Seu blog está lindo, bem organizado e notei que você se preocupou em colocar cores que agradem os olhos dos visitantes.
Coisas de especialistas na área da informática? Talvés. Mas acho que seu blog reflete é a felicidade e alegria de viver que você colocou no resumo do seu perfil.
Abs,
Cirlane - Mestranda Unopar

Anônimo disse...

Simone,
O que torna o fórum de discussão um ótimo observatório para avaliação é que neste espaço virtual o professor pode verificar a forma que o aluno interage com o grupo, se participa por participar, se realmente está interado do assunto que está sendo discutido ou se está apenas “enrolando”. Também é neste espaço que o aluno, por ter mais tempo para refletir sobre suas respostas, pode contribuir bastante para a construção do conhecimento de todos e ainda ajudar aqueles que não estão entendo nada, quando coloca seu ponto de vista de forma clara e objetiva.
Abs,
Cirlane - mestranda Unopar

Jean Gouveia disse...

Simone

Gostaria de parabeniza-la pelo seu blog, o assunto é muito recente e revolucionário. Poucas pessoas entendem o fórum como uma das maiores ferramentas de EAD. O fato de poder-mos aprender a fazer qualquer coisa que queiramos ou precisamos, apenas buscando um fórum na internet, pois já teve ou tem alguém em algum lugar do mundo que fez o que queremos fazer e este alguém colocou como fazer ou resolver este assunto, é realmente fantástico. É ganho de conhecimento em tempo real, e o mais importante, quando realmente precisamos, pois é quando prestamos mais atenção.

Felicidades.

Fernando SC Pimentel disse...

Simone, convido-a a ler:

Possibilidades e desafios do uso de fóruns free para a coleta de dados na pesquisa qualitativa

Disponível em:
http://migre.me/41y4

LUCIANO STEFFEN disse...

Parabéns Simone! Sou aluno da Unisinos/RS, onde iniciamos efetivamente com EAD 100% a distância esse ano e, no meu grupo de trabalho estamos estudando a ferramenta fórum que, sem a menor sombra de dúvida contribui sobremaneira no aperfeiçoamento dos participantes. Sucesso e felicidades. Luciano Steffen - http://lucianosteffen.blogspot.com/

Anônimo disse...

O assunto é realmente inovador,a educação a distância é um caminho sem volta e o uso das tecnologias para um bom entendimento e uma melhor aprendizagem para os alunos e o fórum serve como uma fonte a mais de compartilhamento de conhecimento dos assuntos de interesses.

INTEREAD disse...

PArabéns pelo seu blog! A EaD é um caminho sem volta. a INTEREAD oferece cursos voltados à Formação e Qualificação Profissional:

http://www.interead.com.br

Arnaldo EaD disse...

Olá, tudo bem? Gostei muito de ler sobre este tema, comecei a fazer uma Pós em EaD e estou amando e aprendendo muito sobre esse novo jeito de ensinar e de aprender. Quem reprova o ensino EaD ainda não conhece e esta cometendo um grande erro em falar isso; temos tantas ferramentas a nossa disposição e um grande exemplo é o fórum que é um lugar onde podemos aprender, aprimorar e aumentar o nosso conhecimento. O seu artigo esta muito rico em informações. Com tanta ferramenta nas mãos a distância não impedirá de ampliarmos o nosso conhecimento. Parabéns e sucesso!!!

EaD Educação disse...

Olá, tudo bem? Gostei muito de ler sobre este tema, comecei a fazer uma Pós em EaD e estou amando e aprendendo muito sobre esse novo jeito de ensinar e de aprender. Quem reprova e faz críticas exageradas o ensino EaD ainda não conhece e esta cometendo um grande erro em falar isso; temos tantas ferramentas a nossa disposição e um grande exemplo é o fórum que é um lugar onde podemos aprender, aprimorar e aumentar o nosso conhecimento e expor nossas idéias e dessa forma ajudar outras pessoas através do fórum. O seu artigo esta muito rico em informações. Com tanta ferramenta nas mãos a distância não impedirá de ampliarmos o nosso conhecimento. Parabéns e sucesso!!!

Ana Cláudia Oliveira disse...

Olá Simone! Parabéns pelo blog. Os fóruns dos ambiente virtuais de aprendizagem são de extrema importância para o aprendizado, pois é uma ferramenta que oportuniza a troca de experiências.
Faço Pós Graduação em Gestão e Metodologia do Ensino a distancia pela Anhanguera - Uniderp e vejo o quanto o fórum nos ajuda.

Ana Claudia

Gilmar Ramos disse...

Com as opiniões expressadas por meio dos fóruns, podemos perceber sua utilidade, bem como, podemos verificar a diversidade em cada visão apresentada.
http://ensinovirtual-ead.blogspot.com/

Filipe Mulim disse...

Caso esteja interessado em implementação e consultoria EAD, entre no site:

http://www.tecnologiaead.com.br/

e confira o vídeo demonstrativo. Vale a pena!

Wellington disse...

Interessante sua postagem!

Pode-se acompanhar também algumas informações em nosso site:

Curso Moodle, Curso de Moodle

Unknown disse...

Galera, você conhecem a plataforma Soullab?
É o primeiro laboratório virtual de informática totalmente baseado em computação em nuvem. Realizei cursos utilizando a ferramenta e curti muito! recomendo a todos!!


http://www.soullab.com.br/

Abraço galera!


"Tudo que é sensato já pode ter sido pensado sete vezes.
Quando porém, foi pensado novamente, em outra época e situação,
não era mais a mesma coisa".
Ernst Bloch