quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Avaliação dentro ou fora de um AVA

A avaliação é uma das etapas mais importantes dentro do processo de ensino-aprendizagem, além de ser extremamente necessária para que o professor tenha um retorno do quanto o aluno se desenvolveu dentro dos objetivos estabelecidos anteriormente.

Ao mesmo tempo ela serve também ao professor no sentido de mensurar seu próprio desenvolvimento com determinada turma e disciplina. Segundo Libaneo (1994, p. 195) “A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos”.

Esse nível de qualidade, de desenvolvimento deve ser transformado quantitativamente em números/notas (1, 2, 3 pontos) ou qualitativamente em adjetivos (fraco, regular, bom, muito bom, ótimo).

Aí residem dois perigos: um, na seleção da técnica avaliativa ou suporte avaliativo adequado, pois professor pode supor estar mensurando uma habilidade e na verdade aplica uma técnica que permite calcular o nível de habilidade do aluno.

Outro perigo está na transformação desse resultado obtido através da técnica aplicada em um número ou adjetivo. É uma linha muito subjetiva a que delimita e classifica um bom ou muito bom, uma nota 3 ou 4.

Sendo assim, uma função importante e ao mesmo tempo delicada, é necessária muita atenção por parte do docente, a fim de que ele não se utilize de uma técnica inadequada a qual pode distorcer a real capacidade do aluno diante dos objetivos pretendidos pelo professor.

Fonte: MOREIRA, Simone P. T; TAVARES, Carina C. Guia de Estudo: Pedagogia Digital. Varginha: GEaD-UNIS/MG, 2006. 79 p.

9 comentários:

Sule disse...

Oi Simone! Quero parabenizá-la pelo seu blog!!!Esta sendo muito útil com as indicações de leituras que vc traz. Sou graduanda em pedagogia da UFBA, e, faço parte do grupo de pesquisa em educação comunicação e tecnologia coordenada pelo prof Nelson Pretto. Estou estudando sobre EAD, pois trabalho com o moodle ufba, mas especificamente com o cuso moodle para professores.
Parabéns e estarei sempre por aqui..
abraços
Sule

Fernando SC Pimentel disse...

Olá Simone,
gostaria de convidá-la a ler o artigo:

Definindo parâmetros para avaliação de cursos em educação a distância: primeiros apontamentos.

Você poderá encontrá-lo disponível em meu blog:
http://fernandoscpimentel.blogspot.com/

Anônimo disse...

A questão da avaliação nos cursos a distância é o calcanhar de aquiles . É necessário confiar no processo de trabalho. Se ele for bom os resultados serão bons. E devemos em breve deixar as avaliações tradicionais ( provas físicas) e entrarmos na era das avaliações em ambiente virtual (AVA) Vamos sem medo.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
orientadorpedagogo disse...

Olá Simone. Gostei de seus comentários, parabéns pela utilidade e conhecimentos transmitidos. Hoje os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA’s) está sendo desenvolvido por empresas privadas e por instituições educacionais. A avaliação dentro ou fora de um AVA de uma instituição incorpora diferentes olhares sobre os fundamentos teóricos e funcionalidades. Muito rica suas contribuições.

nhsead disse...

Olá professora Simone! Sou professora tutora A distância da Universidade Anhanguera Uniderp e no momento estou tendo o prazer em fazer uma pós Sobre: A Metodologia e Gestão em Educação a distância pela mesma Universidade. esta sendo muito útil para o meu conhecimento ler todas essas informações que encontrei em seu blog. O AVA esta ganhando espaço no cotidiano dos educadores virtuais pelo fato de possibilitar um fácil manuseio e controle de aulas, discussões, apresentações, enfim, atividades educacionais de forma virtual, avaliando o aluno e a si mesmo.O seu blog esta servindo muito para o meu aprimoramento a esse ambiente. Parabéns pelo blog. Porfessora de Administração, Célia Sanches Nunes. Abraços.

JuniorSud disse...

Ola tenho um sistema de ensino a distancia fiz para minha monografia.
Ele funciona bem.
esta neste blog
http://jcrremoto.blogspot.com/

Alessandro Marlos disse...

Sou desenvolvedor de sistema de EAD e confesso que fiquei surpreso com certo tutor de um curso da fundação getúlio vargas. O sistema nem era tão espetacular, mas o professor era muito bom. Entendo que a avaliação é indispensável (seja prova ou trabalho em grupo) e que o processo de aferição de conhecimento induz o aluno ao estudo. Caso seja possível divulgar, publico em http://www.bloead.com.br. Gostei MUITO deste blog! Parabéns!

Thairiny Diniz disse...

Muito interessante suas postagens, uma pena que o blog esteja parado.

www.blogead.com.br


"Tudo que é sensato já pode ter sido pensado sete vezes.
Quando porém, foi pensado novamente, em outra época e situação,
não era mais a mesma coisa".
Ernst Bloch