A avaliação é uma das etapas mais importantes dentro do processo de ensino-aprendizagem, além de ser extremamente necessária para que o professor tenha um retorno do quanto o aluno se desenvolveu dentro dos objetivos estabelecidos anteriormente.
Ao mesmo tempo ela serve também ao professor no sentido de mensurar seu próprio desenvolvimento com determinada turma e disciplina. Segundo Libaneo (1994, p. 195) “A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos”.
Esse nível de qualidade, de desenvolvimento deve ser transformado quantitativamente em números/notas (1, 2, 3 pontos) ou qualitativamente em adjetivos (fraco, regular, bom, muito bom, ótimo).
Aí residem dois perigos: um, na seleção da técnica avaliativa ou suporte avaliativo adequado, pois professor pode supor estar mensurando uma habilidade e na verdade aplica uma técnica que permite calcular o nível de habilidade do aluno.
Outro perigo está na transformação desse resultado obtido através da técnica aplicada em um número ou adjetivo. É uma linha muito subjetiva a que delimita e classifica um bom ou muito bom, uma nota 3 ou 4.
Sendo assim, uma função importante e ao mesmo tempo delicada, é necessária muita atenção por parte do docente, a fim de que ele não se utilize de uma técnica inadequada a qual pode distorcer a real capacidade do aluno diante dos objetivos pretendidos pelo professor.
Fonte: MOREIRA, Simone P. T; TAVARES, Carina C. Guia de Estudo: Pedagogia Digital. Varginha: GEaD-UNIS/MG, 2006. 79 p.
Ao mesmo tempo ela serve também ao professor no sentido de mensurar seu próprio desenvolvimento com determinada turma e disciplina. Segundo Libaneo (1994, p. 195) “A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos”.
Esse nível de qualidade, de desenvolvimento deve ser transformado quantitativamente em números/notas (1, 2, 3 pontos) ou qualitativamente em adjetivos (fraco, regular, bom, muito bom, ótimo).
Aí residem dois perigos: um, na seleção da técnica avaliativa ou suporte avaliativo adequado, pois professor pode supor estar mensurando uma habilidade e na verdade aplica uma técnica que permite calcular o nível de habilidade do aluno.
Outro perigo está na transformação desse resultado obtido através da técnica aplicada em um número ou adjetivo. É uma linha muito subjetiva a que delimita e classifica um bom ou muito bom, uma nota 3 ou 4.
Sendo assim, uma função importante e ao mesmo tempo delicada, é necessária muita atenção por parte do docente, a fim de que ele não se utilize de uma técnica inadequada a qual pode distorcer a real capacidade do aluno diante dos objetivos pretendidos pelo professor.
Fonte: MOREIRA, Simone P. T; TAVARES, Carina C. Guia de Estudo: Pedagogia Digital. Varginha: GEaD-UNIS/MG, 2006. 79 p.
9 comentários:
Oi Simone! Quero parabenizá-la pelo seu blog!!!Esta sendo muito útil com as indicações de leituras que vc traz. Sou graduanda em pedagogia da UFBA, e, faço parte do grupo de pesquisa em educação comunicação e tecnologia coordenada pelo prof Nelson Pretto. Estou estudando sobre EAD, pois trabalho com o moodle ufba, mas especificamente com o cuso moodle para professores.
Parabéns e estarei sempre por aqui..
abraços
Sule
Olá Simone,
gostaria de convidá-la a ler o artigo:
Definindo parâmetros para avaliação de cursos em educação a distância: primeiros apontamentos.
Você poderá encontrá-lo disponível em meu blog:
http://fernandoscpimentel.blogspot.com/
A questão da avaliação nos cursos a distância é o calcanhar de aquiles . É necessário confiar no processo de trabalho. Se ele for bom os resultados serão bons. E devemos em breve deixar as avaliações tradicionais ( provas físicas) e entrarmos na era das avaliações em ambiente virtual (AVA) Vamos sem medo.
Olá Simone. Gostei de seus comentários, parabéns pela utilidade e conhecimentos transmitidos. Hoje os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA’s) está sendo desenvolvido por empresas privadas e por instituições educacionais. A avaliação dentro ou fora de um AVA de uma instituição incorpora diferentes olhares sobre os fundamentos teóricos e funcionalidades. Muito rica suas contribuições.
Olá professora Simone! Sou professora tutora A distância da Universidade Anhanguera Uniderp e no momento estou tendo o prazer em fazer uma pós Sobre: A Metodologia e Gestão em Educação a distância pela mesma Universidade. esta sendo muito útil para o meu conhecimento ler todas essas informações que encontrei em seu blog. O AVA esta ganhando espaço no cotidiano dos educadores virtuais pelo fato de possibilitar um fácil manuseio e controle de aulas, discussões, apresentações, enfim, atividades educacionais de forma virtual, avaliando o aluno e a si mesmo.O seu blog esta servindo muito para o meu aprimoramento a esse ambiente. Parabéns pelo blog. Porfessora de Administração, Célia Sanches Nunes. Abraços.
Ola tenho um sistema de ensino a distancia fiz para minha monografia.
Ele funciona bem.
esta neste blog
http://jcrremoto.blogspot.com/
Sou desenvolvedor de sistema de EAD e confesso que fiquei surpreso com certo tutor de um curso da fundação getúlio vargas. O sistema nem era tão espetacular, mas o professor era muito bom. Entendo que a avaliação é indispensável (seja prova ou trabalho em grupo) e que o processo de aferição de conhecimento induz o aluno ao estudo. Caso seja possível divulgar, publico em http://www.bloead.com.br. Gostei MUITO deste blog! Parabéns!
Muito interessante suas postagens, uma pena que o blog esteja parado.
www.blogead.com.br
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